Imagem capa - QUAL O PAPEL DA ASSESSORIA DURANTE UMA FESTA DE CASAMENTO? por GISELLE FRABONY ASSESSORIA DE EVENTOS
Planejamento

QUAL O PAPEL DA ASSESSORIA DURANTE UMA FESTA DE CASAMENTO?



A assessoria de casamento garante que tudo saia conforme o planejado e evita dores de cabeça que podem ofuscar o brilho do tão sonhado dia.

A organização de uma festa de casamento é um momento delicioso na vida de uma noiva!

Mas essa delícia toda dá bastante trabalho! Uma boa assessoria sempre ajuda! Estas empresas ajudam a garantir que as noivas não entrem em colapso durante os preparativos do grande dia.

As responsabilidades de um cerimonialista são imensas! Poderíamos fazer uma lista gigante de tudo que ela faz por você, durante os meses de planejamento de uma festa. Porém, hoje, vamos falar somente da assessoria do dia. Talvez seja até equivocado falar “do dia”, já que muitos detalhes devem ser confirmados dias antes da festa, a montagem do evento nem sempre acontece no dia marcado e pode até haver um ensaio com os noivos e padrinhos. Algumas noivas se esquecem de contratar ou organizar detalhes importantes, dai a cerimonialista precisa correr para ajudar.

Veja aqui algumas das responsabilidades que a assessoria tem e, portanto, na mãozinha super bem-vinda que este tipo serviço pode te dar no dia da festa

Acompanhar a montagem da festa

Que tal uma analogia para entender a importância da assessoria de casamento? Se sua festa fosse uma melodia executada por uma orquestra, a assessora seria o maestro. Compreendeu? A assessoria é também responsável por conduzir os fornecedores de maneira harmônica pelo local da festa e garantir que o trabalho deles reflita exatamente o que foi projetado com os noivos.

Na semana do evento, a assessoria entra em contato com os fornecedores para organizar horários de montagem e desmontagem, para que uma empresa não prejudique o trabalho da outra. No dia, recebe as equipes, verifica o contrato mais uma vez e se certifica de que todas as cláusulas foram cumpridas.

Receber os convidados

Antes do início da cerimônia, alguns profissionais de assessoria recebem os convidados, que, dependendo da preferência do casal, podem se espalhar pelos assentos como quiserem, ou sentar-se em lugares determinados de acordo com o grau de proximidade do noivo ou da noiva.

Depois da cerimônia, normalmente, os recém-casados saem do local para cumprimentar os demais membros do cortejo e fazer algumas fotos juntos. Apesar de muitas noivas acharem que essa parte não é tão importante, acredite: as fotos tiradas logo depois do “sim” têm um brilho especial, e transmitem uma felicidade que será revivida toda vez que alguém olhar o álbum de casamento!

Portanto, cabe a assessoria recepcionar os demais convidados no espaço reservado para a festa e garantir que todos se sintam confortáveis. Só não vale demorar muito nas fotos e se atrasar para se juntar à comemoração!

Organizar o cortejo

Enquanto alguns profissionais da assessoria de casamento recebem os convidados, outros orientam os membros do cortejo sobre como deverão agir, e acertam os últimos detalhes: como colocar flores nas lapelas dos homens, repassar as músicas e garantir que estejam listadas na ordem certa.

Quando a noiva chega, a assessora faz questão de recebê-la e prepará-la para a entrada no casamento. Se necessário, desamassa o vestido e estica o véu, e, durante a cerimônia, a equipe coordena a entrega das alianças e distribui o que será jogado nos noivos na saída; além do tradicional arroz, outras opções em alta são pétalas de rosas e bolhas de sabão.

Orientar o trabalho dos fornecedores

Ao longo da festa, a assessoria também se certifica de que todos os serviços estejam de acordo com o contrato. As atenções se voltam principalmente para o buffet e mesa de doces, uma vez que os fornecedores devem entregar quantidades específicas e os convidados precisam ser bem servidos.

Outra grande preocupação é com o entretenimento, especialmente se os noivos escolheram mais de uma opção. Como é necessário um período de transição entre as apresentações, é essencial que montagens e desmontagens sejam feitas em tempo hábil para não comprometer o ritmo da festa.

judar os noivos é uma das funções mais importantes da assessoria 

Esta é a principal missão da assessoria de casamento no dia da festa! A equipe se desdobra para que os recém-casados não tenham que resolver problemas e possam aproveitar a celebração, que demoraram meses para planejar, na companhia das pessoas que mais amam.

A assessora deve orientá-los a respeito dos momentos tradicionais da festa, como cortar o bolo, fazer o brinde, abrir a pista de dança, jogar o buquê e distribuir as lembrancinhas. Também pode ajudar em caso de imprevistos, como retocar a maquiagem ou ajustar a gravata, que entortou durante os cumprimentos.

Lidar com imprevistos

Com a ajuda da assessoria, fica mais fácil ter um plano B na manga caso algo saia fora do combinado. Muitas vezes, eles tomam decisões que os noivos e familiares não conseguem.

Assessorias resolvem uma série de pequenos imprevistos, dos quais os noivos acabam nem tomando conhecimento. No entanto, a qualidade do trabalho e o preparo dos profissionais são notados quando é preciso contornar problemas grandes, como mover uma festa ao ar livre para um local coberto num dia chuvoso, por exemplo.

O importante é ter uma equipe preparada para lidar com todos os tipos de situações. Assim, a noiva só fica sabendo do problema quando ele já foi solucionado!

Cuidar da festa até o final

No final da festa, a assessoria se posiciona na saída, para se despedir formalmente dos convidados. Aproveitam para checar se ninguém se esqueceu de alguma coisa, e garantem que os bem-casados e lembrancinhas sejam distribuídos. Assim, seus convidados ainda saem da festa se sentindo um pouco mimados! Uma ótima sensação pra deixar de lembrança no coração daqueles que estavam em sua festa de casamento!

Uma boa cerimonialista é aquela que fica até o final da festa. Quando o evento chega ao fim, a equipe se reúne para fazer um balanço e verifica tudo o que precisa ser devolvido aos noivos, como objetos pessoais, presentes e sobras de doces. Nos dias posteriores, também envia um relatório com todos os dados sobre o casamento, e claro, aguarda o feedback dos noivos!

Agora que sabe mais sobre o papel da assessoria no dia da festa, mudou a ideia que fazia deste serviço? É ou não uma ótima dica para aproveitar melhor este dia inesquecível?


Por Blog Salve a Noiva

https://www.salveanoiva.com.br/inspiracao/planejamento/assessoria-na-festa-de-casamento/